Conheça os tipos de vinhos e saiba qual é o melhor para você!

Inegavelmente, um bom vinho é excelente para qualquer ocasião e para toda companhia, não é mesmo? Dessa forma, saber quais são os tipos de vinhos pode ajudar você a acertar na escolha e surpreender aquela gata que for levar a um restaurante para um jantar agradável.

Pois você sabia que o vinho tem tudo a ver com um encontro bem quente? Ou seja, é a combinação perfeita para aquela sacanagem que a gente adora! Conforme registros da Roma Antiga, esta bebida fazia todos se soltarem em rituais em homenagem a Baco, deus do vinho. E foi dessa forma que surgiu a expressão “bacanal”.

Pensando nisso, selecionamos os principais vinhos e algumas curiosidades sobre cada um. Confira!

Quais são os tipos de vinhos mais famosos?

Se você quer acertar na escolha, pode chegar junto e conferir alguns tipos de vinhos para os mais variados gostos!

Vinho tinto

Em primeiro lugar, um dos mais consumidos no mundo, assim como no Brasil, o vinho tinto. É aquele produzido por meio da fermentação do suco extraído de uvas tintas ou pretas. . Quer impressionar sua gata? Escolha alguns mais sofisticados, como o Château Haut-Brion, considerado pelos críticos como o melhor dentre os cinco Premier Cru.

Se for optar por algum mais famoso e procurado, considere o Romanée-Conti, pois é marcado pela elegância e sedosidade, além de ter um sabor incrível! Para acompanhá-los, escolha um tipo de queijo branco, como o brie ou o camembert.

Vinhos brancos

Por outro lado, os vinhos brancos são aqueles tipos de vinhos de cor dourada e sabores mais frutados, produzidos a partir das uvas brancas. São indicados para servir gelado e são ótimas opções para harmonizarem com peixes e frutos do mar. Dessa maneira, vão bem naqueles dias mais quentes, concorda?

Mesmo que ainda não seja tão apreciado no Brasil, aos poucos vem ganhando espaço e conquistando os mais chegados a essa bebida.

Nós indicamos o Les Jamelles Viognier, feito a partir de uma uva menos famosa, mas que pode trazer ótimas surpresas para aqueles que se dispõem a experimentar do inusitado. Ele mescla notas florais com notas de frutas tropicais maduras. Não vai perder a chance de beber essa preciosidade, vai?

Vinhos doces

Vinhos doces são um dos melhores tipos de vinhos. Quer conquistar uma mulher que não é muito fã do mundo dos vinhos? Aposte no tipo doce! Por ter alto teor alcoólico, ele é servido em pequenas taças. Uma excelente maneira para apresentar essa bebida ao seu par. Enquanto isso, aprecie a vista: os lábios umedecidos de uma mulher são muito excitantes!

O Château d’Yquem pode ser considerado o melhor vinho doce da França. É rico, exótico e potente. Celebrado por grandes escritores da literatura, como Júlio Verne e Alexandre Dumas Filho, é produzido na região de Sauternes, a partir de uvas colhidas seletivamente, uma a uma.

Uma curiosidade é que são usadas apenas as afetadas pela Botrytis cinerea (um fungo essencial para a produção desse tipo de bebida).

Vinho rosé

Bastante sofisticado, é um dos tipos de vinhos ideal para degustar no verão. No Brasil, o seu consumo tem aumentado cada dia mais. Nos Estados Unidos, é símbolo de status e bon vivant, bebido na beira da praia e que consegue agradar a todos, dos jovens aos mais velhos.

Tem grande potencial de harmonização para os pratos como salmão, sem muito molho. Apesar de toda a sua sofisticação e de ser símbolo de status, é possível encontrar a bebida com preços bem acessíveis.

Quais os benefícios do vinho para a saúde?

O consumo moderado de vinho pode reduzir o índice de doenças cardíacas, além de estar diretamente ligado a um menor risco de diabetes. Pode, também, prevenir a doença de Alzheimer, reduzir sintomas da depressão e retardar o crescimento de células de alguns tumores malignos. Só coisas boas, não é verdade? Mas, oh: com moderação!

Como vimos, os diversos tipos de vinhos podem ser escolhidos com base no seu gosto e na ocasião. De acordo com a época do ano e com o acompanhamento escolhido para o jantar, é possível fazer uma escolha que agrade bastante a sua acompanhante. E a gente nem precisa dizer qual vai ser a sobremesa, né? Cai matando, amigão!

Se gostou deste texto, assine nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de entrada todos os nossos conteúdos.

Veja mais sobre:
Acompanhantes em SP 
Garotas de Programa
Acompanhantes de Luxo em Jardins

Comente

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.